AS VIAGENS DO APÓSTOLO PAULO
Uma equipa de produção da KURIAKOS TV embarcou esta semana numa jornada especial por diversas cidades históricas na Grécia e Turquia, seguindo os passos do Apóstolo Paulo.
A viagem decorre entre os dias 15 de Julho e 7 de Agosto e faz parte da realização da nova série documental “As Viagens do Apóstolo Paulo”, que será transmitida brevemente no canal.
Através de imagens exclusivas e relatos no terreno, a série irá explorar os locais emblemáticos por onde o Apóstolo Paulo passou, trazendo vida e contexto às Escrituras, e tudo com a presença e narração de João Nuno Pinto, apresentador do programa “Isto é o Povo a Falar”.
Acompanhe todos os momentos desta incrível viagem no nosso site!
kavala, grécia
As gravações para o programa “As Viagens do Apóstolo Paulo”, arrancaram na cidade de Kavala, na Grécia, onde foi a partir daqui que o evangelho entrou na Europa.
As visitas e filmagens passaram pelo Castelo, pela Igreja de São Nicolau e pelo Aqueduto da época bizantina.
Poderá acompanhar todos os pormenores brevemente, no canal Kuriakos TV.
TESSALÓNICA, grécia
As gravações continuam a decorrer, e desta vez na cidade de Tessalônica, que era a capital da Macedónia e eixo importante no comércio, uma vez que possuía um porto de grande qualidade.
O Apóstolo Paulo chegou aqui em força e conseguiu conquistar logo pessoas de relevância social e económica, o que incomodou outros judeus.
Foi preso juntamente com Silas mas liberto mediante o pagamento de uma caução (como era cidadão romano, tinha direitos que outros não tinham).
A equipa de gravação também passou pelo Museu Arqueológico de Tessalônica onde foi possível ver a quantidade de Ídolos existentes durante essa época.
Continue a acompanhar as gravações!
Bereia, Olimpo e Meteora
O 3º dia de gravações começou na cidade para onde Paulo e Silas foram depois de expulsos de Tessalonica.
Beréia é uma pequena cidade situada numa região montanhosa que acolheu com muita atenção Paulo e os seus ensinamentos sendo que inclusive no livro de Atos, menciona o facto de eles todos os dias examinarem as escrituras para saber se o que Paulo dizia era correto.
Conseguiram conversões de pessoas de grande importância na sociedade, mas os judeus de Tessalónica mandaram logo alguém a Beréia para os inflamar contra Paulo.
Paulo deixa a cidade ao cuidado de Silas e Timóteo e segue para Atenas.
A equipa filmou um local muito importante na mitologia grega e que é uma referência no sentido de entender o contexto no qual o Apóstolo Paulo trabalhava – o Monte Olimpo, considerada a casa do panteão de deuses gregos. Paulo sabia de certeza da importância deste lugar para os gregos, mas nunca se intimidou e sempre falou contra a idolatria a falsos deuses.
Finalmente a equipa foi até Meteora que parece um local saído de um filme de ficção cientifica tal a sua beleza. No entanto os mosteiros no cume das montanhas nascem como resposta à perseguição otomana, mas que Deus transformou em lugar icónico e único!
Brevemente na Kuriakos TV!
DELFOS, GRÉCIA
O 4º dia de gravações continua com a equipa da Kuriakos TV, desta vez na cidade de Delfos.
Delfos está construída na encosta do monte Parnaso e num determinado momento da história, esta cidade detinha um poder que combinava o político, o económico e o religioso. E tudo por causa de uma única coisa: o Oráculo de Apolo.
Visitar a cidade é uma experiência gradual. A cidade não se mostra de uma vez e foi assim mesmo que foi pensada. O visitante percorre os diferentes estágios até ao culminar que fica representado pelo Templo de Apolo.
A equipa da Kuriakos TV está a captar várias imagens, inclusive imagens áreas das cidades, que poderá acompanhar brevemente no canal!
CORINTO, GRÉCIA
No 5º dia de gravações, a cidade contemplada foi CORINTO.
Corinto era uma das cidades mais importantes na Grécia antiga. Um centro de comércio muito importante, uma vez que tinha desenvolvido um importante sistema de transporte de barcos e mercadorias.
O Apóstolo Paulo trabalhou em Corinto a vender tendas e conseguiu uma comunidade cristã importante que foi a alavanca para levar o Evangelho para os quatro cantos do mundo.
É também para Corinto que Paulo escreve a tão famosa passagem sobre o Amor, na carta I aos Coríntios, capítulo 13.
atenas, GRÉCIA
Foram 4 dias em Atenas muito intensos para a equipa de filmagens!
Do estádio Panatenaico todo feito em mármore, daí ser também conhecido por Kalimármaro, que conta a história da importância dos jogos que as cidades estado gregas realizavam na antiguidade, passando pelas Ágora tanto grega como romana, a equipa continua a contextualizar a Atenas que o Apóstolo Paulo encontrou, cheia de filosofias e pensamentos.
O Apóstolo discursou para os atenienses, na Acrópole, que domina o cenário e paisagem de Atenas, num pequeno, mas fantástico museu “Eureka” que mostra as grandes descobertas tecnológicas das cidades estado gregas e finalmente no ponto mais alto, o Lycabetos de onde se pode usufruir de uma vista de 360º da capital helénica.
Aprecie as fotos e continue a acompanhar esta viagem!
ISTAMBUL, TURQUIA
A equipa deslocou-se da Grécia para Istambul, na Turquia para mais filmagens de monumentos icónicos e referências da Igreja Primitiva do tempo do Apóstolo Paulo.
Alguns dos pontos turísticos visitados foram a Mesquita Azul, a famosa ponte de Gálata, o Palácio Topkaki e a Grande Mesquita de Santa Sofia, que era a maior igreja cristã da sua época.
A parte cultural turca não ficou de fora das gravações, desde os pormenores da arquitetura, até ao artesanato, tecidos, chás e especiarias – tudo exposto em mercados e bazares das ruas de Istambul.
A equipa ainda teve oportunidade de fazer um passeio de 2 horas de iate pelo Bósforo, de onde foi possível ver toda a cidade de uma perspetiva diferente.
Poderá também ver estas imagens brevemente na Kuriakos TV!
Kusadasi, Pérgamo e esculápio, turquia
De Istambul, a equipa viajou até Kusadasi, que fica a 16 km de Éfeso, onde o Apóstolo Paulo viveu durante 2 anos.
A cidade de Pérgamo, destino de uma carta escrita à igreja correspondente, de um conjunto de 7 cartas descritas no livro de Apocalipse, foi a cidade visitada para mais filmagens.
Também visitaram Esculápio, um enorme complexo que antes era um local de tratamentos diversos, que incluíam terapias com banhos em águas minerais.
Tiatira e sardes, TURQUIA
A equipa segue o roteiro das 7 cidades que receberam as 7 Cartas que fazem parte do Livro de Apocalipse.
Em Tiatira, não há muitos vestígios arqueológicos, mas fica na história como uma das igrejas elogiadas por Jesus.
Já em Sardes, encontra-se o oposto: um local arqueológico que demonstra a dimensão e a grandeza da cidade naquele tempo.
Foi a primeira cidade a cunhar moeda e por isso também tenha ficado com a fama de ser achar autossuficiente e até arrogante.
ÉFESO e LAODICEIA, TURQUIA
A equipa continua o seu preâmbulo pela Ásia Menor de outros tempos, (agora território da Turquia) e indo a todas as cidades que foram contempladas por uma carta no livro de Apocalipse. Mas a primeira tem como curiosidade o facto de o Apóstolo Paulo ter vivido nela por cerca de 2 anos – a cidade de Éfeso.
É uma cidade difícil de visitar por causa do piso que provoca muitas quedas a turistas e obviamente por causa do calor que faz nesta época. Cheia de histórias e de importância histórica, a equipa captou apontamentos da cidade e a sua ligação ao cristianismo bem como o famoso episódio em que Paulo confronta os fabricantes de imagens da deusa Diana.
Depois de uma viagem de 3 horas, mudaram de região e conseguiram ao final do dia filmar a cidade que tem provavelmente a carta mais difícil de ler, o recado mais duro e a correção mais contundente -Laodiceia.
É de facto uma cidade fantástica ainda hoje. Ao olhar para as ruínas puderam sentir e ver a riqueza e esplendor de Laodiceia nos seus tempos áureos, mas que terá sido isso o motivo da sua queda.
A equipa já está a entrar na reta final da viagem!
PAMUKKALE, HIERÁPOLIS e FILADÉLFIA, TURQUIA
Um passeio de balão de ar quente com uma vista fantástica, esperava pela equipa em Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão”, que contém fontes de águas termais com tantos sais minerais, que se pode observar a encosta branca com solifidicação desses sais, que confere um cenário único.
A equipa também passou por cima de Hierápolis, uma cidade conhecida por ser um lugar para tratamento de doenças que se pensava naquela época, serem tratáveis com as águas destas termas.
Já com os pés em terra, a equipa foi filmar locais emblemáticos como o teatro de Hierápolis e o museu arqueológico.
A cidade de Filadélfia, que significa “Amor Fraternal”, não tem grandes vestígios arqueológicos, mas tem uma mensagem forte nas cartas às igrejas da Ásia Menor.
ESMIRNA, TURQUIA
A equipa esteve na segunda cidade que a par de Filadélfia, não recebeu nenhuma repreensão de Deus pela mão do exilado Apóstolo João, nas cartas que fazem parte do livro de Apocalipse – Esmirna.
Era uma das mais belas e importantes cidades e a sua localização, nas costas do mar Egeu, dava-lhe uma vantagem a nível comercial e cultural, que acompanhada por uma forte lealdade a Roma e ao Imperador, bem como presença de focos de paganismo, a tornavam influente bem para lá das suas fronteiras.
Com Éfeso a pouco mais de 80kms e tendo Paulo ficado na cidade de Artemisa por cerca de 2 anos, não é de estranhar que possa cá ter vindo que possa ter enviado ou Timóteo, Tíquico ou Epafras e através destes discípulos evangelizar as pessoas para o Caminho.
“O tempo de voltar a casa chegou e é com muita saudade, mas muito respeito pelo que os homens e mulheres de Deus fizeram no início do cristianismo que levamos na bagagem a nossa maior admiração por cada um deles.”
Palavras da Equipa e de João Pinto, no regresso desta viagem que poderá acompanhar brevemente no canal Kuriakos TV!